A música desempenha um papel importante no desenvolvimento das crianças desde o nascimento. Muitos especialistas argumentam que a música pode afetar positivamente uma criança antes mesmo do nascimento. A música ajuda no desenvolvimento psicomotor, linguístico, intelectual e cognitivo, cultural, social e afetivo. A música também permite que as crianças aprendam mais rápido em outras áreas do desenvolvimento memória e raciocínio lógico matemático.
A música pode ajudar no desenvolvimento intelectual de uma criança de várias maneiras. Primeiro, ajuda-os a lembrar das coisas. Por exemplo, a maioria das crianças aprende o alfabeto e o memoriza aprendendo a música do alfabeto. Da mesma forma, a série de vídeos Schoolhouse Rock adotou essa teoria e desenvolveu toda uma linha de vídeos educacionais usando músicas para ajudar as crianças a se lembrarem de fonética, dinheiro, governo, ciência e muito mais. A música também ajuda a ensinar as crianças a reconhecer padrões. Como a música, seja instrumental ou vocal, é baseada em uma série de padrões, a exposição precoce à música permite que as crianças reconheçam padrões. Essa habilidade ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de matemática, ciências e leitura.
A música desempenha um papel importante em quase todas as sociedades e civilizações em todo o mundo. A exposição das crianças à música de diferentes partes do mundo os ajudará a aprender sobre outras culturas e a reconhecer as diferenças entre as culturas. Isso também pode ajudar as crianças a desenvolver uma apreciação por diferentes culturas e tradições.
Levantar as crianças e mover seus corpos para a música é uma forma divertida e simples de exercício, que é uma boa maneira de combater a obesidade infantil. Ensinar as crianças a dançarem junto com músicas específicas, como a dança da galinha e o Hokey Pokey, podem ajudar as crianças a desenvolver suas grandes habilidades motoras e coordenação. Músicas e danças como o Hokey Pokey também podem ajudar as crianças a identificar suas diferentes partes do corpo e aprender o lado direito do lado esquerdo.
O Family Magazine Group apresenta a música como uma ótima maneira de permitir que as crianças se expressem. Cantar, tocar instrumentos musicais e dançar são oportunidades para as crianças fazerem o que lhes parece divertido e agradável. Permitir que as crianças façam sua própria música e dancem suas próprias danças para acompanhar a música lhes dará a oportunidade de desenvolver seu próprio estilo e interesses.
Ouvir música, aprender músicas, aprender a tocar um instrumento musical e aprender a dançar, tudo exige que as crianças ouçam atentamente instruções, palavras e melodias. Esse foco necessário em algo que a criança gosta de fazer os ajudará a desenvolver fortes habilidades de escuta, o que os ajudará mais tarde na vida escolar e no trabalho.