Quase todo mundo gosta de música, seja ouvindo, cantando ou tocando um instrumento. Mas, apesar desse interesse quase universal, muitas escolas estão tendo que acabar com seus programas de educação musical, visando cortes de gastos. Isso é um erro, porque as escolas perdem uma disciplina que enriquece a vida e a educação dos alunos. Continue lendo para saber por que a educação musical é tão importante e como ela oferece benefícios além de si mesma.
1. O treinamento musical ajuda a desenvolver a linguagem e o raciocínio: as crianças que possuem uma educação musical precoce desenvolverão as áreas do cérebro relacionadas à linguagem e ao raciocínio. O lado esquerdo do cérebro é melhor desenvolvido com a música, e as músicas podem ajudar a imprimir informações nas mentes das crianças.
2. Domínio da memorização: O contato com a música e educação musical fortalece e estimula áreas do cérebro responsáveis pela memória. Alunos que foram musicalizados quando crianças apresentam melhores resultados em testes de memória.
3. Os alunos aprendem a melhorar seu trabalho: aprender música promove o artesanato, e os alunos aprendem a querer criar e apresentar um bom trabalho.
4. Maior coordenação: A pratica dos instrumentos musicais podem melhorar sua coordenação motora fina e ampla. Assim como praticar esportes, as crianças podem desenvolver habilidades motoras ao tocar música.
5. Um senso de conquista: aprender a tocar músicas em um novo instrumento pode ser uma meta desafiadora, mas alcançável. As crianças são estimuladas a alcançarem objetivos e metas na música e assim se orgulham das suas conquistas a cada novo desafio.
6. Crianças permanecem envolvidas na escola: um assunto agradável como música mantem as crianças interessadas e envolvidas na escola nas demais disciplinas.
7. Sucesso na sociedade:. A educação musical também pode contribuir muito para o desenvolvimento intelectual das crianças.
8. Aprende a gerir suas emoções: As crianças que tem contato com a educação musical podem ser mais emocionalmente desenvolvidos, com empatia por outras culturas. Eles também tendem a ter maior autoestima e lidam melhor com a ansiedade.
9. Os alunos aprendem o reconhecer padrões: as crianças podem desenvolver suas habilidades de matemática e reconhecimento de padrões com a ajuda da educação musical. Tocar música oferece repetição com variação de forma alegre e divertida.
10. Melhores pontuações nos vestibulares: Os alunos que têm experiência com desempenho musical ou apreciação têm pontuação mais alta nas disciplinas de linguagens e exatas. Um relatório indica 63 pontos mais altos nos verbais e 44 pontos mais altos em matemática para estudantes de cursos de educação e apreciação musical.
11. Habilidades auditivas aprimoradas: Os músicos podem detectar melhor elementos significativos e portadores de informações nos sons, como o significado emocional do choro de um bebê. Os alunos que praticam música podem ter melhor atenção auditiva e selecionar padrões previsíveis no ruído ambiente.
12. Desenvolve a Imaginação e curiosidade intelectual: A introdução da música nos primeiros anos da infância pode ajudar a promover uma atitude positiva em relação ao aprendizado e à curiosidade. A educação artística desenvolve todo o cérebro e a imaginação de uma criança.
13. A música relaxa os alunos: as crianças podem combater o estresse aprendendo a apreciar e se envolver com a música. Música suave é especialmente útil para ajudar as crianças a relaxar.
14. Instrumentos musicais trabalham a disciplina: as crianças que aprendem a tocar um instrumento podem aprender uma lição valiosa de disciplina. Eles terão que reservar um tempo para praticar e enfrentar o desafio de aprender com disciplina para dominar a tocar seu instrumento.
15. Preparação para a economia criativa: Investir em educação criativa pode preparar os alunos para a força de trabalho do século XXI. A nova economia criou mais carreiras artísticas e esses empregos estão crescendo rapidamente e serão mais valorizados do que outros no futuro.
16. Desenvolvimento do pensamento criativo: As crianças que estudam artes podem aprender a pensar criativamente. Esse tipo de educação pode ajudá-los a resolver problemas, pensando fora da caixa e percebendo que pode haver mais de uma resposta certa.
17. A música pode desenvolver inteligência espacial: Os alunos que estudam música podem melhorar o desenvolvimento da inteligência espacial, o que lhes permite perceber o mundo com precisão e formar imagens mentais. A inteligência espacial é útil para matemática avançada e muito mais.
18. As crianças aprendem a trabalhar em equipe: Muitos programas de educação musical exigem trabalho em equipe como parte de uma banda ou orquestra. Nesses grupos, os alunos aprenderão a trabalhar juntos e a criar camaradagem.
19. Aprender a lidar com o medo: Execução de uma peça musical pode trazer medo e ansiedade. Fazer isso ensina as crianças a correr riscos e lidar com o medo, o que as ajudará a obter sucesso e alcançar seu potencial.
20. Melhora autoconfiança: Com o incentivo de professores e pais, os alunos que tocam um instrumento musical podem criar orgulho e confiança. A Educação Musical também desenvolve uma melhor comunicação entre os alunos.
Escrito por: Dheyson Mota. Silva